Projeto Social cria mapa com iniciativas turísticas de bairros populares

fpssa_palestraSuzane Silva é artesã e, juntamente com outras mulheres do Bairro da Paz, criaram o Grupo de Confecção Artesanal As Pretinhas, que produzem diversas peças artísticas, como camisas customizadas, bolsas e assessórios. Contudo, muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho realizado por elas, o que dificulta às vendas.

Pensando em valorizar e divulgar atividades culturais, produtivas e comerciais como as de Suzane, o Projeto Formação Profissional Salvador está produzindo um Mapa com iniciativas de turismo responsável e sustentável em bairros da cidade, envolvendo empreendimentos econômicos populares solidários (EEPS) no processo de construção participativa.

O objetivo é fomentar a geração de renda e oferecer aos turistas que visitam a cidade serviços de qualidade, com atrativos naturais, históricos, artísticos, culturais, priorizando atividades geridas de forma responsável, sustentável e/ou coletivamente, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico da comunidade e do município.

“A ideia é promover o comércio justo e solidário dos grupos que desenvolvem atividades em roteiros turíssticos não convencionais na capital baiana”, declarou a coordenadora do Projeto, Marta Sachy. Acrescenta que a finalidade é fomentar iniciativas comunitárias locais que gerem renda e aumente a autonomia econômica e social da população.

Ciclo de Palestras – Para oferecer orientação sobre turismo comunitário e mercado de trabalho, qualificando tecnicamente os grupos que irão compor o Mapa, o FPSSA realizará nos dias 08 e 15 de outubro, das 9 às 16h30, o evento “Mapear a Comunidade e Promover a Geração de Renda”, com palestra sobre “Turismo de Base Comunitária”; “Microcrédito e Empreendedorismo”; “Economia Solidária e Desenvolvimento Local” e “Turismo Responsável”.

No primeiro dia (8), o evento acontecerá no Espaço Solidário Colibris, n 75C, no Bairro da Paz, com a palestra de Rose Rozendo sobre “Turismo de Base Comunitária”, das 9h às 12. Na parte da tarde, Djalma Santos, militante da economia solidária, falará sobre o tema “Economia Solidária e Desenvolvimento Local”.

No dia 15 de outubro, os temas “Microcrédito e Empreendedorismo” serão abordados por representante da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte –Setre e para finalizar o evento, o professor Isael Barros falará sobre “Turismo Responsável”. Neste dia, a atividade acontecerá na Igreja Presbiteriana, na rua Alto do Cruzeiro, Praça da Matriz, em São Cristóvão, das 9 às 16h30.

O Projeto FPSSA é executado por meio da parceria entre o Istituto Oikos (ONG italiana) e a Cooperativa Mista Colibris, com financiamento da União Europeia. Mais informações ligue para 3367-1399 ou acesse o site www.projetofpssa.org.br.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM