Vereador sugere instalação de sensor em degrau de ônibus

A Câmara Municipal enviou à prefeitura o Projeto de Indicação nº 423/15, de autoria do vereador J. Carlos Filho (SD), que propõe a instalação de sensor de peso no primeiro degrau de todos os ônibus de Salvador. A iniciativa tem como finalidade a melhoria da segurança dos passageiros nos coletivos.

Para o autor da proposta, a instalação de sensor de peso no primeiro degrau do coletivo funcionaria como um sistema automático. “Enquanto tiver passageiro no primeiro degrau, a porta ficaria aberta e só após detectar a ausência de peso, depois de um determinado tempo, a porta fecharia. A medida é uma forma de evitar muitos acidentes”, explicou J. Carlos Filho.

Ainda na proposta, justificou que os usuários de transportes públicos encontram dificuldades ao entrar nos ônibus com excesso de passageiros. “Os passageiros encontram dificuldades devido à quantidade de pessoas que ficam atrás da roleta e muitas vezes o motorista fica impossibilitado de visualizar se há alguém no primeiro degrau, por conta da lotação do ônibus, fazendo com que ele acione o mecanismo de abrir e fechar a porta sem essa certeza”, acrescentou.

Caso a proposta seja implantada, o mecanismo no transporte público continuará o mesmo e só irá mudar a forma de seu uso. Ao invés de o motorista ter o domínio do mecanismo da porta, será instalado um sensor infravermelho no primeiro degrau do ônibus, substituindo o botão abrir e fechar no painel do motorista.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM