Estação de Tratamento de Água própria é alternativa para condomínios residenciais

Com os índices preocupantes dos reservatórios de água da Bacia do Rio São Francisco, modernas estações de tratamento de água são alternativas econômicas e sustentáveis para condomínios. No residencial Cidadelle House I, localizado em Ilhéus, a Estação de Tratamento de Água contempla todas as etapas do sistema convencional, utilizado pelas concessionárias do país, seguindo os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde para se obter água potável da melhor qualidade.

São três poços outorgados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e tanques com capacidade de armazenamento de 400 mil litros de água bruta e mais 320 mil litros de água tratada, suficientes para atender integralmente ao Condomínio. A Estação tem baixo custo de manutenção, e, por isso, a água a ser fornecida fica com o valor 10% menor do que o cobrado pela Embasa.

O engenheiro civil Marcus Habib, da Hidroquímica, empresa responsável pela implantação da estação no Cidadelle House I, destaca que a melhor qualidade da água é alcançada pelos processos de coagulação, floculação, decantação e filtragem.

“São equipamentos importados e com uma tecnologia de ponta. Nossos laboratórios foram concebidos de forma a analisar o produto de forma singular e segura”, ressalta o engenheiro.

O sistema utiliza um método chamado “Osmose Reversa”, por meio do qual se retiram as mínimas partículas para oferecer uma água pura, como já ocorre com algumas cervejarias e nos serviços hospitalares de hemodiálise, que requerem água de alta qualidade.  O condomínio realiza ainda o tratamento de esgoto, com uma estação dotada de refino com cloração e filtragem, o que permite a reutilização da água.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM