Série C: limbo ou inferno na reta final da primeira fase

Mesmo faltando ainda dois jogos para fechar a 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, a penúltima da fase classificatória, os seis jogos disputados neste domingo serviram para definir situações importantes. Dois times anteciparam suas vagas na segunda fase – o ASA no Grupo A e o Londrina no Grupo B – e outro está rebaixado para a Série D: o Madureira.

No total já são cinco times classificados – Fortaleza, ASA, Vila Nova, Londrina e Tupi – e só faltam três vagas. De outro lado, três times já enterraram os pés na Série D: Icasa, Caxias e Madureira. Só falta definir o segundo rebaixado no Grupo A, entre Águia, com 15; Cuiabá com 16 e Salgueiro com 19 pontos.

GRUPO A – O ASA confirmou sua vaga em Juazeiro do Norte (CE), no interior cearense, onde fez 3 a 1 em cima do rebaixado Icasa, com apenas sete pontos. O time de Arapiraca (AL) assumiu a vice-liderança, com 32 pontos, atrás do Fortaleza, com 33 pontos, porque à noite empatou com o Botafogo, por 2 a 2, em João Pessoa (PB), no estádio Almeidão. O time paraibano, com 23 pontos, em sexto lugar, está eliminado.

No “jogo de seis pontos” o Águia, em Marabá (PA) ganhou sobrevida ao vencer o Cuiabá, por 3 a 1. Dois jogos fecham a rodada nesta segunda-feira. Num deles, o América de Natal, quarto, com 26 pontos, pode antecipar a quarta vaga se vencer o Confiança, com 25, em Aracaju (SE). No outro, o Vila Nova-GO, em Goiânia, cumpre tabela diante do Salgueiro, com 19 pontos, e precisando do empate para não correr mais risco de queda.

GRUPO B – No duelo dos melhores times, no norte do Paraná, o Londrina venceu o Tupi, de Juiz de Fora (MG), por 3 a 0. Com isso assumiu a liderança, com 31 pontos e carimbou a sua vaga. O Tupi, com 30 pontos, já estava garantido.

A terceira vaga ficou mais perto da Portuguesa, que passou à terceira posição, com 27 pontos, após vencer o Caxias, por 2 a 1, em Caxias do Sul (RS), no Estádio Centenário. A briga deve ficar concentrada pela quarta vaga, porque três times somam os mesmos 26 pontos separados penas pelo saldo de gols. Brasil com oito de saldo, em quarto lugar; Juventude com seis e Guarani com quatro.

O Guaratinguetá se livrou do rebaixamento ao golear o Madureira, por 5 a 0, no Vale do Paraíba. Ficou com 16 pontos, em oitavo, contra 13 do time carioca, que tem menos vitórias: 4 a 1. Ele fará companhia ao Caxias, com oito pontos, e que é o único time que não venceu na temporada.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM