Juventude LGBT realiza primeira Conferência Livre

Com o tema ‘Por uma Bahia e um Brasil que respeitem a diversidade sexual e de gênero’, o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), e o Conselho Estadual LGBT (CELGBT) do Estado da Bahia realizam, nesta quinta-feira (10), a I Conferência Livre de Juventude LGBT. O evento acontece no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, a partir das 9h.

lgbtA conferência tem o objetivo de discutir e apresentar propostas à 3ª Conferência Nacional de Juventude, direcionadas ao respeito da diversidade sexual e de gênero, promoção da cidadania e combate a violência contra jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O evento integra a programação do I Acampatraque – Encontro de Grupos e Coletivos pela diversidade sexual e de gênero, que ocorre na Ufba, desta quinta a domingo, e a Semana Fora do Armário, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

A Semana, que teve início no último sábado (5), tem o propósito de apoiar, articular e realizar um conjunto amplo e plural de atividades que antecedem a programação da 14ª Parada Gay de Salvador. Em continuidade à agenda LGBT, nesta sexta e no sábado (11 e 12), a partir das 13h, na Praça do Campo Grande, será realizada a etapa livre da 3ª Conferência Nacional de Juventude, a 3ª ConfJuv‬, para debater políticas sobre drogas, redução de danos, violência contra a juventude negra, políticas de cuidado e atenção, redução da maioridade penal e novos arranjos institucionais para as políticas sobre drogas.

A programação inclui a certificação do curso de redutores de danos do Projeto Corra pro Abraço, aula pública sobre nova política sobre drogas, rodas de diálogos, grupos de trabalho e um grande ato contra a redução da maioridade penal.

Outra iniciativa que compõe a Semana Fora do Armário é o Mutirão da Diversidade do Pacto Pela Vida, realizado nos mesmos dias, no Campo Grande, oferecendo serviços socioassistenciais e de direitos humanos, como emissão de documentos, de saúde e atendimento jurídico, além de atividades recreativas e culturais. A Semana encerra com a 14ª Parada Gay, no domingo (13), parte também da IV Semana da Diversidade, realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM