Graças a rival, “A Regra do Jogo” tem ibope menor que “Babilônia”

a-regra-do-jogo-esta-tendo-trabalho-com-os-dez-mandamentos-1441755714811_615x470

A nova novela da Globo, “A Regra do Jogo”, fechou a primeira semana com audiência um ponto menor que sua antecessora, “Babilônia”. Dados consolidados de ibope apontam que a nova trama de João Emanuel Carneiro marcou 27,6 pontos nos primeiros dias, enquanto “Babilônia” registrou 28,6 pontos. Ou seja, uma queda de 3% em pontos.

O número porém não é alarmante e tem uma explicação simples: na primeira semana, “Babilônia” não teve nenhuma concorrente de peso, já que a novela bíblica “Os Dez Mandamentos” só estreou em 23 de março, uma semana depois da estreia da Globo.

Por outro lado, “A Regra do Jogo” pegou a novela da Record “bombando” em público: o melhor momento da dramaturgia da Record nos últimos sete anos.

Isso explica portanto a queda de participação no universo de TVs ligadas também: “A Regra” teve até aqui 40,8%, enquanto a anterior registrou 43,9% na primeira semana.

Se “Babilônia” pecou desde o início com rejeição pública (em parte de conservadores), alterações bruscas de roteiro e até transformação completa de personagens, a nova novela não parece sofrer tais inconsistências. Porém, deu azar em termos de “timing”.

“Os Dez Mandamentos” vem batendo a casa dos 20 pontos de média. Além de estar atrapalhando a performance do “Jornal Nacional” há meses, e em todo o país, a novela bíblica vem registrando seus picos de audiência bem nos seus 30 minutos finais –exatamente quando bate de frente com a nova novela da Globo.

Na última sexta, por exemplo, a releitura do Velho Testamento pela autora Vivian de Oliveira encostou na novela da Globo. No Recife e em Belo Horizonte, ela já chega a vencer com certa folga o embate direto.

A despeito da qualidade da próxima novela da Record, “A Escrava Mãe”, é pouco provável que ela faça estragos a partir de novembro no mais importante produto da Globo.

Primeiro, porque a história da mãe da Escrava Isaura não tem o apelo dramático do Êxodo; em segundo, porque “A Regra do Jogo” é decididamente uma novela muito bem escrita, bem feita e bem dirigida –ao contrário da pretensiosa “Babilônia”.

Além disso, tanto contra ” A Regra” como “Babilônia” e “Os Dez Mandamentos”, nos três casos, a vice-líder absoluta de ibope continua a ser a TV paga, com 13 pontos de média no horário.

As médias de ibope da primeira semana de “A Regra do Jogo”:

Globo – 27,6 pontos
TV paga – 13, pontos
Record – 12,2 pontos
SBT – 9 pontos
Band – 1,1 ponto
RedeTV! – 0,8 ponto

Fonte: Uol

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM