“Ninguém fez mais pela democracia do que nós”, afirma Lula

Heinrich Aikawa/Instituto LulaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “ninguém fez mais pela democracia” do que os governos do PT. Ao participar do lançamento do Memorial da Democracia, na terça-feira (1º), o petista alertou também para a “irracionalidade emocional” que domina a pauta dos protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff.

“Nós temos defeitos, mas ninguém fez mais pela democracia do que nós, na história deste país”, disse, ao lembrar as lutas históricas do PT em defesa da classe trabalhadora. “Sempre que fomos para a rua, fomos reivindicar melhores condições de vida para o povo brasileiro”, ressaltou.

O ex-presidente criticou ainda parte da oposição que, ao invés de reivindicar mais democracia e participação popular, promovem ataques ao estado democrático de direito. “Nada é mais sagrado do que a liberdade, e falar de democracia é questão de sobrevivência. Estamos vivendo um momento delicado, o momento da irracionalidade emocional da sociedade brasileira”, declarou o ex-presidente.

Ao comentar as frequentes manifestações contra o governo Dilma, Lula disse que é preciso entender o motivo das manifestações e que as demonstrações contrárias e favoráveis ao governo fazem parte do processo democrático que vivemos. “Esse é um direito legítimo. Lembro que Dilma e eu, em campanha, dizíamos que a democracia não é um pacto de silêncio, é a sociedade em movimento, à procura de mais direitos. Aqui todo mundo já xingou alguém e já carregou uma faixa contra alguém”, lembrou.

Entretanto, o petista ressaltou que não se pode aceitar “aqueles que pregam ódio”, vão para as ruas contra conquistas sociais, pedindo a volta dos militares ou disseminando preconceitos. “Contra esses, a gente tem que lutar”, disse.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM