Mãe Stella de Oxóssi recebe Comenda Dois de Julho na ALBA

Mãe Stella de OxóssiMaria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais antigos e tradicionais terreiros de candomblé de Salvador, recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 10 horas no Plenário da Assembleia Legislativa, a Comenda Dois de Julho. Personalidades políticas, religiosas e mais de 200 terreiros de Salvador e Região Metropolitana foram convidadas a participar da homenagem proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), autor do projeto de resolução nº 2.180/2013 que concede a honraria a ialorixá. A matéria foi aprovada pela maioria absoluta dos deputados baianos em dezembro de 2014.

“Mãe Stella é, na história do Brasil, a primeira mãe-de-santo a ocupar uma cadeira na Academia de Letras e está, no mínimo, à altura de todos os seus antecessores por toda a sua relevante atuação em prol do fortalecimento das religiões de matriz africana e do desenvolvimento sociocultural de uma raça e da história de um povo”, afirma Galo, ao destacar a importância cultural e religiosa de Mãe Stella de Oxóssi, imortal da Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta dos escravos, Castro Alves.

Autora de diversos livros, como, por exemplo, Meu tempo é agora, e colunista do jornal A Tarde, Mãe Stella é uma das personalidades mais importantes da cultura afrobaiana e a sua importância se traduz também em diversas obras culturais e sociais como a criação do Museu Ilê Ohun Lailai, da Escola de Ensino Fundamental Eugênia Anna dos Santos, e da Feira de Cultura Africana Afonjá. “Mãe Stella é uma figura importante na sociedade baiana, sendo incontroversa a necessidade em homenageá-la por ser grandiosa no fortalecimento das religiões de matriz africana, da educação e da cultura afrobrasileira como nossa herança”, argumenta o deputado.

A Comenda 2 de Julho foi criada em 1999 e é concedida pelo Legislativo do Estado a pessoas que contribuam para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM