Ilha de Maré: Será que o prefeito ACM Neto tem noção de que o local faz parte da cidade de Salvador?

hilton (2)O vereador Hilton Coelho (PSOL) afirma que Ilha de Maré encontra-se completamente abandonada pela Prefeitura de Salvador. “Será que o prefeito ACM Neto tem noção de que o local faz parte da cidade de Salvador? Tão rápido para destruir no dia 10 de julho 15 barracas que serviam para sustento de famílias, a prefeitura não tem a mesma rapidez para defender a saúde dos moradores da Ilha de Maré. No dia 22 de maio realizamos uma audiência pública em que o centro foi o combate à poluição ambiental. Pouco ou nada avançou em relação à questão, porém para destruir a prefeitura atua com rapidez”, disse. 

Moradores enviaram fotografias da Unidade de Saúde da Família de Ilha de Maré mostrando que o local encontra-se abandonado e sem a menor condição de atender o público. “O direito a saúde é indiscutível, está assegurado por nossa Carta Maior. Assim cabe ao Estado manter um atendimento de boa qualidade a todos, indistintamente conforme nos é assegurado pelo Constituição Federal. A Saúde é um dever do Estado porque é financiada por impostos que são pagos pelos contribuintes e a prefeitura de Salvador têm que criar condições para que toda e qualquer pessoa tenha acesso aos serviços de saúde. O que vemos em Ilha de Maré é vergonhoso”, critica com veemência Hilton Coelho. 

O vereador socialista lembra que os moradores de Ilha de Maré não têm caminhos dignos para se deslocarem e utilizam barcos, o que dificulta a mobilidade. “A população é esquecida pelo prefeito ACM Neto. Exposta ao impacto ambiental dos poluentes na Bahia de Todos os Santos, em especial os ocasionados pelo Porto de Aratu e indústrias químicas, há casos de ataques à saúde da população com casos de problemas respiratórios, cânceres diversos, problemas econômicos que atingem pescadores, marisqueiras e outros” 

Hilton Coelho relata a falta de tratamento de esgoto e a movimentada atividade industrial, química e petrolífera que cerca a Ilha de Maré são responsáveis pela poluição marítima que atinge a comunidade quilombola. “Não podemos aceitar que toda a ilha disponha apenas de um único posto de saúde, uma unidade de Saúde da Família que funciona em Praia Grande. Para piorar vemos a unidade de saúde, que segundo consta foi recentemente reformada, já estar caindo aos pedaços como registram as fotografias que recebemos. A vergonha é ainda maior porque a população, quando precisa de atendimento emergencial, tem que solicitar o auxílio da ambulancha do Samu ou se deslocar para a capital ou Candeias. Até quando tanto descaso?”, questiona e finaliza Hilton Coelho.

Share

2 comentários

  1. vanderlei Reply

    Deve conhecer de helicoptero do seu iate.Todo candidato, para cargo executivo, em especial prefeito,deveria se submeter a uma sabatina.Onde ficam os bairros, suas regiões seus problemas, em tese eles conhecem, ma na pratica só levados por assessores ou guias em epocas de eleições.

  2. Joana Pinazo Reply

    Fico triste com postagens como essa!!! Nunca foi feito tanto pela Ilha de Maré como na Gestão do Prefeito ACM Neto! Ocolégio novo é lindíssimo, requalificação da orla, pavimentação.
    Gostaria que todos soubessem que os problemas estruturais da USF, que ocorreram em decorrência das fortes chuvas, já estão sendo sanados, com presteza e prontidão, por parte do Secretário de Saúde. O mesmo ao tomar conhecimento dos fatos, afirmou que despacharia pessoalmente com o Coordenador do DSSF, no primeiro horário da manhã seguinte e assim o fez!!
    Agradeço muito a resposta rápida do Secretário!!! E o parabenizo por isso!
    Recebemos na USF a visita do Subprefeito do Subúrbio-Ilhas e do Coordenador do DSSF, que vistoriaram pessoalmente a Unidade e nos deram a resposta de que todos os serviços para reparos estruturais, decorrentes da chuva, já haviam sido autorizados e nos deram todas as condições de segurança e para assistência da população!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM