Setur realiza vistoria para regularizar agências de turismo de Salvador

agencias turismoTodas as 988 agências de turismo de Salvador serão vistoriadas por técnicos da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), para fazer parte do Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), vinculado ao Ministério do Turismo (MTur). Gerenciado em parceria com os órgãos oficiais de Turismo das Unidades Federadas, o Cadastur é um sistema de cadastro online dos profissionais e empresas que atuam no setor do turismo.

Além de ser importante fonte de consulta para o turista, a ferramenta garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos cadastrados, dentre eles, pré-requisito para participar de licitações públicas, acesso a financiamento através de bancos oficiais, participação em eventos, feiras e ações do MTur, além de programas de qualificação. Atualmente 463 agências de Salvador estão regularizadas. Devem fazer o cadastro empresas responsáveis por acampamentos turísticos, parques temáticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, transportadoras turísticas, além de guias de turismo.

Durante a vistoria, os técnicos da Setur, além de identificarem os empreendimentos que ainda atuam no mercado, conhecem e detalham as atividades dos prestadores de serviços turísticos, bem como o perfil de atuação, qualidade e padrões dos serviços oferecidos. A ação inclui ainda um questionário para atualização de informações visando à alimentação de um banco de dados.

Com 20 anos de atuação no mercado, o empresário argentino Luís Alberto Zelada ressaltou que é fundamental para a empresa a regularização das atividades, além de qualificar a agência no mercado de trabalho. Ele alertou ainda para os problemas por não ser certificado. “A informalidade acaba trazendo prejuízo para quem é cadastrado e o cliente corre o risco ao escolher um empreendimento que não seja seguro”.

A vistoria foi iniciada em maio, no bairro de Stella Mares, seguindo por Itapuã, Piatã, Boca do Rio, Stiep, Costa Azul e Itaigara. A intenção é fiscalizar todas as agências de turismo de Salvador concluindo o trabalho no Centro Histórico. Outras informações podem ser obtidas no site do Cadastur.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM