Limpeza pública é comprometida na véspera do São João em Salvador

greveNa véspera do São João, os trabalhadores de limpeza urbana podem parar suas atividades por falta de avanço nas negociações com as empresas contratantes e a prefeitura de Salvador. Conforme informa a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), Ana Angélica Rabelo, nesta sexta-feira (19), a situação não avançou com as reuniões realizadas com a Limpurb e a Delegacia Regional de Trabalho, e os trabalhadores seguem com as paralisações e com o estado de greve. “Avançamos quase nada em relação à pauta que defendemos. De positivo mesmo, só que o sindicato liberou o aterro sanitário, porque foi um pedido do presidente, que entrou na negociação com o prefeito de Salvador e temos essa responsabilidade”, considera Angélica.

Ainda de acordo com a coordenadora, outro ponto que avançou foi na questão do carnaval de 2016. “Queriam elaborar o plano do carnaval sem a presença de representantes do sindicato. Garantimos a nossa presença para a elaboração e colocar os pleitos desses trabalhadores, já lá no mês de novembro e dezembro será definido isso. E seguimos com nossas manifestações. Se não avançar, o sindicato vai entrar em greve por 24h. Se não sair nada nesta sexta-feira, uma parte quer parar logo sábado, a outra acha que é melhor parar na segunda ou na terça”, completa Ana Angélica.

Procurado, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) acredita que o sindicato tem autonomia para utilizar todas as ferramentas que a lei permite para buscar seus direitos. “Infelizmente os trabalhadores vão utilizar a última arma que têm, a da greve, uma alternativa que não é boa para ninguém, nem para os órgãos públicos, nem para a empresa, nem para a cidade. Isso tudo por negligência e irresponsabilidade de quem toca as negociações”. O edil diz também que houve pouco avanço nas reuniões. “O aumento de ticket de alimentação, de unificação para multibenefício, isso eles [as empresas] não apresentaram nada. Em relação ao salário, nenhum acúmulo inflacionário. Então, não teve negociação alguma”.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM