Banco HSBC encerra suas atividades no Brasil

atençãoO HSBC anunciou uma grande reestruturação de suas operações globais, com planos para eliminar ativos de maior risco e sair de países como o Brasil e a Turquia, como forma de aumentar sua rentabilidade. O banco informou que tem como meta economizar entre US$ 4,5 bilhões e US$ 5 bilhões em corte de custos com as iniciativas. Entre 22 e 25 mil empregos devem ser cortados no mundo todo. No final de 2014, o banco britânico tinha cerca de 258 mil funcionários em regime de tempo integral. O HSBC pretende, a partir de agora, concentrar sua atuação na Ásia.

A explicação foi dada nesta manhã (09), pelo executivo-chefe do grupo financeiro, Stuart Gulliver. No México, ao contrário, o banco continuará de portas abertas. Para explicar a manutenção da outra filial latino-americana, o executivo argumentou que o “quadro é diferente no México, onde a economia é aberta e há 11 reformas em curso”.  “Os negócios têm gerado resultado abaixo do esperado no Brasil, Turquia, México e Estados Unidos. O que vamos fazer é vender o Brasil e a Turquia e mudar no México e EUA”, disse Gulliver, ao ressaltar que a filial brasileira do HSBC vai se restringir a uma pequena operação para atender grandes empresas. “Vamos manter uma modesta presença no Brasil”.

Enquanto arruma as malas no Brasil e Turquia, o HSBC anuncia que pretende “reconstruir a lucratividade no México”. Uma das intenções na segunda maior economia latino-americana é aproveitar as oportunidades criadas com o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, o Nafta. (Com informações do Estadão)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM