7 em 10 brasileiros não têm político preferido, afirma pesquisa

pesquisas eleitoraisAs cada vez mais frequentes manifestações ocorridas nos últimos anos têm a forma de se fazer política como um dos pontos centrais de protesto. Quando perguntados qual o político preferido na atualidade, 67% dos brasileiros disseram não ter nenhum, segundo pesquisa realizada pela agência de pesquisa Hello Research.

E o grupo mais jovem, entre 16 e 24 anos, da região Sul é o que menos tem preferência. Apenas 1% dos entrevistados não souberam responder. Dentre os políticos citados, a presidente Dilma Rousseff foi a mais lembrada, com 7% de preferência. Seu antecessor, Luís Inácio Lula da Silva, aparece na segunda posição com 6%. Marina Silva, candidata derrotada nas últimas duas eleições presidenciais, é a terceira, com 5%. Aécio Neves, senador (PSDB-MG), é o quarto, com 2%.

Os índices obtidos pelos partidos políticos são similares. Ao todo, 64% dos entrevistados responderam que não têm simpatia por nenhuma agremiação principalmente os moradores do Sul. Já 5% não sabem e outros 5% não responderam a questão. O PT é o que possui mais simpatizantes: 14% dos entrevistados. A segunda posição é do PMDB, com 4%, seguido pelo PSDB, com 3% – os dois últimos são mais fortes na região Norte e Centro-Oeste. O PSB também possui 3%.

A empresa ouviu mil pessoas de 70 cidades de todas as regiões do País. A margem de erro é de três pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM