Everaldo Augusto cobra ação para recuperar Solar Boa Vista

everaldo augustoA situação do Parque Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas, foi o tema do discurso do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), na terça-feira (19), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal. Em sua fala, chamou a atenção dos demais legisladores para o abandono do local. O equipamento pertence ao Governo do Estado da Bahia. “Quero chamar a atenção de todos para um assunto que considero importante por se tratar de um dos símbolos da cidade: o Parque Solar Vista. Este lugar tem um valor histórico e arquitetônico para Salvador”, destacou. Ele apresentou fotos dos sanitários, equipamentos esportivos, parque infantil, quadra e anfiteatro tomados por mato, lixo, insetos e roedores.

Casarão imponente datado do final do século XVIII que dá nome ao parque e foi moradia de um dos símbolos da luta contra a escravidão no país, o poeta Castro Alves – sofreu um incêndio em 2013 e estava cedido à prefeitura desde 2003. “A partir daí todo o espaço passou por um processo de degradação, com lixo e mato tomando conta do espaço. Sem contenção, os escombros da casa incendiada e as poucas paredes estão indo ao chão e no que sobrou continua funcionando a Secretaria Municipal de Educação”, disse Everaldo.

Na segunda-feira (18), Everaldo se reuniu com representantes da Rede de Arte e Cultura do Engenho Velho de Brotas, no Cine Teatro Solar Boa Vista, e discutiu a criação de um movimento para mobilizar a comunidade e cobrar dos órgãos públicos a revitalização e ocupação do Parque. Na ocasião, os moradores falaram da ausência de iluminação e segurança, fatores que também inviabilizam o uso do espaço. “Nosso mandato está à disposição para ajudar no que for necessário. Vamos construir ações, envolvendo as esferas estadual e municipal para sensibilizar os gestores públicos para a importância cultural, histórica e arquitetônica deste espaço que tem grande simbologia para os moradores do bairro e para a cidade como um todo”, completou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM