Lula monta conselho político para eventual candidatura

lulaptO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse várias vezes que não pretende concorrer à Presidência da República. Porém, ele montou uma equipe com o intuito de pavimentar uma eventual candidatura em 2018.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, essa equipe foi batizada de “grupo para o futuro” e foi montado em 2014. Eles têm se reunido semanalmente no Instituto Lula, atual escritório político. Além de assessores, o conselho de Lula conta ainda com os prefeitos Fernando Haddad (São Paulo) e Luiz Marinho (São Bernardo) e os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais) e Arthur Henrique (Trabalho).

Ainda de acordo com o jornal, as reuniões também têm a participação do empresário Josué Gomes, presidente do grupo Coteminas, do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e do presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. Luciano Coutinho, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), é um conselheiro eventual.

O ex-presidente é quem conduz o debate, baseado-se em pilares que define como marcos de sua administração: desenvolvimento social, estabilidade, direitos humanos e política externa. Ele se mostra insatisfeito com a articulação política do governo de Dilma Rousseff e repete que não tem condições de disputar a Presidência sem propostas. E admite não ter ainda essas respostas. Na opinião de um amigo, pela primeira vez Lula está “sem brilho no olhar”.

Em busca de saídas e possíveis respostas, o ex-presidente recrutou seus colaboradores. Nesses encontros, instiga-os a apresentar soluções. Ele também ouve muitas reclamações e pedidos de intermediação junto à presidente. “As reuniões servem de aconselhamento ao presidente [Lula].Para orientá-lo nos movimentos que ele deve fazer”, explica Rafael Marques à Folha. Filho do ex-vice-presidente José Alencar, morto em 2011, Josué Gomes afirma que sua participação depende de sua agenda: “Participo quando o assunto envolve economia. Para dar um depoimento sobre como estão o mercado e a competitividade”, explica.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM