Câmara aprova prioridade entre os idosos para pessoas com mais de 80 anos

idosoA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 3575/12) que concede prioridade especial, entre os idosos, às pessoas com mais de 80 anos. A proposta determina expressamente que os maiores de 80 anos terão prioridade em atendimentos de saúde, exceto em emergências, e em processos judiciais.

Pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), têm direito a tratamento prioritário pessoas com 60 anos de idade ou mais. A proposta tramitava em caráter conclusivo e por isso deve ser encaminhada para análise do Senado.

Para a relatora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), a medida é importante e não deve alcançar serviços de saúde de emergência, como temiam alguns deputados, porque a avaliação de prioridades nesses serviços deve ser feita por profissionais de saúde.

O autor do projeto, deputado Simão Sessim (PP-RJ), destaca que, devido aos avanços da Medicina, a expectativa média de vida dos brasileiros é de 72 anos para os homens e de 75 para as mulheres. Segundo ele, há mais de 3 milhões de pessoas com mais de 80 anos no País.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM