A Bahia instalou, nesta terça-feira (28), o Conselho Estadual do Turismo, integrado por 28 titulares, com número igual de suplentes. A presidência do conselho está a cargo do secretário do Turismo, Nelson Pelegrino. Cabe ao novo órgão consultivo propor diretrizes para a formatação da Política Estadual do Turismo e contribuir para a formulação de planos e programas voltados ao desenvolvimento do setor.
Pelegrino aproveitou a primeira reunião para apresentar aos conselheiros um panorama geral das ações previstas no planejamento estratégico da Secretaria do Turismo (Setur). Entre as prioridades constam ações para o fortalecimento da infraestrutura turística, implementação do turismo náutico, implementação da Lei do Turismo, fortalecimento do destino Bahia e a qualificação dos serviços turísticos.
O secretário deu ênfase à necessidade de construção e requalificação dos aeroportos, da melhoria da malha rodoviária, da segurança aos turistas. Ele citou ainda a implantação do Prodetur da Baía de Todos-os-Santos, projeto que contempla o fortalecimento do turismo náutico, recuperação do Museu Wanderley de Pinho, construção de bases náuticas e rede de atracadouros, entre outros itens.
Integram o Conselho Estadual do Turismo o presidente do Convention Bureau, José Alves Peixoto Júnior; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Garrido; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado da Bahia, Luiz Augusto Leão; a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, Silvana Rós; o superintendente da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho; os representantes das zonas turísticas da Bahia, Bruno Wendiling e Paulo Azevedo; representantes de órgãos estaduais e da sociedade civil.
Deixe uma resposta