PSOL suspende Cabo Daciolo e abre processo por infidelidade

cabo dacioloEm reunião realizada nesta quinta-feira (26), a Executiva Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), analisando o comportamento político do deputado federal Daciolo, decidiu pela suspensão imediata do seu direito de representar o Partido, e, ainda, a suspensão imediata de participar de quaisquer aparições públicas em nome do PSOL. Além desta providência, também foi decidido encaminhar ao Diretório Nacional a apreciação de infidelidade partidária, delegando à Comissão de Ética Nacional a análise dos fatos e a garantia do direito de defesa do parlamentar envolvido, procedimento necessário para instruir a decisão da instância de direção.

A decisão da executiva foi baseada no posicionamento do deputado Cabo Daciolo de apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição desfazendo a garantia da laicidade do Estado Brasileiro. Segundo o PSOL, a bancada na Câmara e a direção nacional do partido fizeram esforços para que o deputado desistisse da posição, “que contraria um dos mais caros princípios partidários e da esquerda”.

Outro motivo que levou a suspensão do deputado Cabo Daciolo foi a posição que ele adotou ao defender os policiais acusados pela morte do cidadão Amarildo, no Rio de Janeiro, “caso emblemático da luta por direitos humanos no Brasil”. O partido alega que o deputado foi na contramão da luta partidária em defesa dos direitos humanos e contra a política de extermínio da população da periferia.

O PSOL tem sido coerente e destemido diante dos avanços do conservadorismo e do fundamentalismo em nosso país, sendo referência na luta pela desmilitarização da PM, punição de todos os responsáveis pelos assassinatos promovidos contra cidadãos da periferia. Não está em discussão o direito elementar de defesa de todos os acusados, mas não cabe ao partido transmitir dubiedade sobre a necessária punição dos responsáveis pelos crimes contra o povo pobre.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM