Projeto prevê dispositivo auditivo que informa sobre linhas de ônibus

onibusDe acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência na visão e a maioria se concentra na região Nordeste. Apesar do grande número de pessoas com deficiência visual, os novos ônibus de Salvador ainda não possuem um sistema de acessibilidade que atenda essa parcela da população quanto à sinalização das linhas.

Com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso dessas pessoas, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) apresentou um projeto de lei que propõe a instalação de um sistema de sinalização eletrônica nos meios de transporte para os deficientes visuais.

A matéria prevê a colocação em prática de um dispositivo que deverá emitir um aviso de aproximação e a identificação das linhas de ônibus para um rádio transmissor. O equipamento deverá ser usado pelo deficiente visual e será adquirido por um valor acessível ou, em caso de comprovação de insuficiência financeira, será fornecido gratuitamente pela prefeitura.

Para a vereadora, viabilizar a possibilidade de atendimento a todos os segmentos da sociedade que utilizam o transporte público na cidade tem que ser visto como prioridade. “É necessária a atenção do poder público no caso dos deficientes visuais. Eles constituem uma parcela considerável dos que encontram dificuldades no sistema de transporte urbano de Salvador”, destaca a autora do projeto de lei.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM