Testes rápidos detectam 35 casos de HIV durante o C​arnaval de Salvador

hivBalanço divulgado pelo “Projeto Fique Sabendo” nesta quarta-feira (18) revela que, durante o Carnaval, foram diagnosticados 35 casos positivos para HIV, 137 reagentes para sífilis, 16 para Hepatite C e 10 para Hepatite B. No total, nos postos municipais, foram realizados 7.068 testes rápidos _65% a mais do que na folia do ano passado, quando aconteceram 4.820 testes.

Os pacientes soropositivos foram encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), na Liberdade, para acompanhamento médico e multiprofissional. Os pacientes diagnosticados com reagentes para Sífilis e hepatites devem comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros, para realização de exame confirmatório.

O Fique Sabendo é um projeto que visa estimular o diagnóstico precoce como forma de quebrar a cadeia de transmissão do HIV e DST’S, além do auxílio ao paciente durante todo o tratamento, que é ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde. Dados do Ministério da Saúde indicam que há cerca de 718 mil pessoas com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação.

Após o período do Carnaval, as testagens podem ser feitas gratuitamente durante todo o ano em 96 postos de saúde do município.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM