Percentual de mulheres eleitas na Bahia é de apenas 4,7% das que concorreram

eleições 2014A Bahia contou com o total de 233 candidaturas femininas aptas a concorrer às 107 vagas na disputa para os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador (1º e 2º Suplente), Governador e Vice-Governador nas Eleições 2014.

Apesar de o número de mulheres disputando representar um crescimento em relação à última eleição geral em 2010 (136 candidaturas), apenas 11, o equivalente a 4,7%, conseguiram se eleger este ano. Foram sete que concorreram ao cargo de Deputada Estadual, três a Deputada Federal e outra que disputou o posto de segundo suplente de Senador.

Embora o desempenho das mulheres esteja ainda distante do ideal, a legislação eleitoral tenta buscar o equilíbrio de gêneros. Para que o registro de candidatura seja efetivado, cada partido ou coligação deve preencher obrigatoriamente a cota mínima de 30% e a máxima de 70% por candidatura de cada sexo, de acordo com a Lei 9.504/97, a Lei das Eleições. O não cumprimento da determinação pode implicar a anulação das coligações com o indeferimento de todas as candidaturas.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM