Vânia Galvão conduz sessão especial do Dia Nacional da Consciência Negra

vania_galvaoA Comissão da Reparação da Câmara Municipal de Salvador estará à frente da sessão solene regimental comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20), às 9h, no Plenário Cosme de Faria. A vereadora Vânia Galvão (PT), presidente do colegiado da Reparação, deve presidir a atividade.

Os professores Samuel Vida e Cecília Soares serão os palestrantes da sessão. Eles falarão sobre os avanços na busca de uma sociedade igualitária, sem distinção de cor, raça, credo ou opção sexual.

“O Brasil avançou com a implantação de políticas públicas que promovem a inserção dos negros na sociedade, a exemplo das cotas nas universidades, mas é preciso avançar mais. Tudo o que se fez até agora ainda é pouco para o reparo histórico que é preciso ser feito, diante de anos e anos de discriminação dos negros em nosso país”, destaca a vereadora Vânia Galvão.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, então líder do Quilombo do Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste. Segundo os historiadores, Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM