Atualização cadastral do Bolsa Família deve ser feita até 12 de dezembro

bolsafamiliaDas 1,2 milhão de famílias que tinham que fazer a atualização cadastral obrigatória do programa Bolsa Família, 580 mil ainda não realizaram o procedimento e, por isso, correm o risco de ter o benefício bloqueado. O prazo para que os beneficiários do programa atualizem seus dados termina em 12 de dezembro. Qualquer alteração nos dados cadastrais dos beneficiários, como mudança de endereço, de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar deve ser comunicada à gestão municipal do programa.

De acordo com o secretário nacional de renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luis Henrique de Paiva, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto ao gestor municipal do programa, para que continue recebendo o pagamento do Bolsa Família.

“Esse procedimento de atualização cadastral, que cessa no dia doze de dezembro, se volta para um grupo relativamente pequeno de famílias, que está com o cadastro desatualizado há mais de dois anos”, explica.

O secretário disse que os beneficiários que não receberam um aviso para a atualização de dados no extrato da conta não precisam realizar o procedimento, a menos que seja para notificar mudanças cadastrais, como alteração de endereço.

O processo de atualização deve ser feito no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, que pode ser a própria prefeitura. O representante familiar deve comparecer a uma unidade portando, além do comprovante de residência, documentos de identificação, como o CPF ou Título de Eleitor. Ele deve levar, também, carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento dos outros membros da família.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM