Câmara Municipal de Salvador debate conquistas e saúde do trabalhador

cms_esaude_everaldoAvanços na proteção ao trabalho, projeto de segurança coletiva, busca por mais produtividade com menor jornada, perspectiva de mudança diante dos avanços tecnológicos, combate ao assédio moral e melhoria da saúde do trabalhador foram temas debatidos em sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, na manhã da última sexta-feira (14), no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Everaldo Augusto (PCdoB).

No debate com representantes do movimento sindical e órgãos trabalhistas, o vereador Everaldo Augusto alertou para o surgimento de inúmeras doenças ocupacionais e destacou, reconhecendo, que “as novas tecnologias e os recentes materiais empregados no processo de produção provocam um grande salto na produtividade das empresas”. Sobre a saúde do trabalhador, condenou as jornadas exaustivas e considerou que a incidência de assédio moral repercute diretamente nessa saúde.

Dado a palavra aos componentes da mesa, a coordenadora de atenção à saúde do trabalhador, Eli Mascarenhas, comentou que a principal doença contraída no ambiente de trabalho é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), destacando o atual aumento de transtornos mentais.

Ela ainda defendeu a valorização do trabalhador. “O bem-estar é uma junção do bio, psico e social. Nada vai adiantar o empregado receber um alto salário e acabar debilitado por causa da sua função. Temos que valorizar a nossa saúde”, avaliou.

Participaram do debate compondo a mesa de trabalho: Alfredo Boa Sorte (representando o INSS), Vicente Linhares (presidente da Assossiação dos Funcionários Aposentados do Baneb), Reinaldo Martins (diretor do departamento de saúde do Sindicato dos Bancários da Bahia), Jaelson Dourado (presidente do Sindicato dos Comerciários) e Florisvaldo Bispo (representando a Central dos Trabalhadores do Brasil – BA).

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM