Corrupteca: conheça a biblioteca da corrpução

corrupiçãoO que é lavagem de dinheiro? Corrupção passiva? Corrupção ativa? O que é peculato? Falsidade ideológica? Estelionato? Apropriação indébita?

As páginas de política dos jornais e os sites dedicados ao tema na internet há algum tempo exigem um amplo domínio de termos mais afeitos ao juridiquês.

É mais importante saber o que é lavagem de dinheiro, por exemplo. Com essa preocupação nasceu a Corrupteca. É uma uma biblioteca digital especializada em corrupção desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da Universidade de São Paulo. Inaugurada em 2013, a Corrupteca anda a passos trôpegos, ainda não se atualizou para o escândalo da Petrobras, por exemplo. Mas tira muitas dúvidas.

A Corrupteca ensina que o delito de lavagem de capitais está previsto na lei nº 9.613/98 e “consiste em ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal”. É um crime recente. Só em 1998 o Brasil aderiu ao tratado internacional de Viena, que estabelece como crime a lavagem de dinheiro.

Clique aqui e acesse a Corrupteca.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM