Camaçari: Vereadores discutem HGC e maternidade com secretário estadual de Saúde

cmcamaçariUma comitiva de vereadores de Camaçari esteve, nesta quarta-feira (12), em reunião com o secretário estadual de Saúde, Washington Luis, para discutir ações que promovam a melhoria do atendimento no município. Dentre diversos caminhos apontados, os parlamentares defenderam a pactualizacão entre os municípios que são atendidos pelo Hospital Geral de Camaçari (HGC) como ação essencial para garantir reforço no atendimento feito pela unidade. Além de Camaçari, o HGC atende pacientes de mais 24 municípios circunvizinhos. Com a pactualizacão, estes municípios também passariam a destinar recursos próprios para serem investidos no hospital.

Para a vereadora Professora Patrícia (PT), a pactualizacão aumentaria a possibilidade de investimentos em ações que melhorem o atendimento. “Estamos em uma busca constante por caminhos que resolvam as queixas da comunidade em relação ao atendimento no município e nos parece que a pactualizacão é um caminho importante e possível”, defendeu. Segundo o secretário, o processo de pactualizacão é composto de regras específicas e depende, principalmente, do consenso dos municípios envolvidos. Ele solicitou que os vereadores oficializem o pedido para o Governo do Estado e para os demais municípios, o que seria o início de uma discussão efetiva sobre a proposta.

O secretário também falou sobre outros investimentos previstos para Camaçari, como a construção da maternidade. “O processo está completo aguardando apenas a liberação do recurso da Caixa Econômica Federal, que tem que obedecer o prazo de três meses após o termino do período eleitoral”, explicou. A previsão do gestor da pasta é que a liberação aconteça no início de 2015.

O vereador Sessé Abreu (PRTB) avaliou de maneira positiva o encontro. “A nossa reunião foi produtiva, tivemos conhecimento de investimentos importantes e iniciamos a luta pela pactualizacão. Não é justo que só Camaçari arque com os custos de um hospital que atende toda a região”, opinou. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Elias Natan (PV), também saiu satisfeito do encontro. Na oportunidade, ele reforçou a necessidade de o governo do estado concretizar o projeto de um hospital regional na Orla. Para ele, isso também ajudaria a desafogar a grande demanda do HGC.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM