Afoxé Filhos de Gandhy completa 65 anos e no Carnaval vai homenagear o Candomblé

ReproduçãoCriado por estivadores portuários de Salvador, no dia 18 de fevereiro de 1949, o afoxé Filhos de Gandhy completou 65 anos nesta terça-feira (18), e vai às ruas no Carnaval com homenagem à cultura dos terreiros de Candomblé. ‘Gandhi, Fé, Religião, Tradição’ é o tema escolhido para a folia de 2014. A expectativa é que aproximadamente oito mil homens participem do desfile.

O afoxé Filhos de Gandhy é uma das 100 entidades de matriz africana que integram o desfile ‘Ouro Negro’, no Carnaval da Cultura, promovido pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria de Cultura (Secult). “Ai de nós se não tivéssemos este apoio. É muito importante não só para o Gandhy, entidade de grande porte, mas também para as pequenas, que estão nascendo”, disse o diretor social e ‘guru’ do Gandhy, Tio Souza, durante missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador, em comemoração ao aniversário do afoxé.

O Carnaval do Gandhy começa no dia 2 de março, às 15h, com saída da sua sede, no Pelourinho. No dia 3, a concentração acontece, a partir das 14h, no Farol da Barra, e, no dia 4, sai da Rua Chile, às 15h. O retorno das alegorias gigantes é a grande novidade de 2014. “Faz muito tempo que não levamos o camelo e o elefante para as ruas. Este ano, estarão de volta”, conta Tio Souza. O camelo e o elefante simbolizam força, resistência e remetem à luta de Mahatma Gandhi pela liberdade do povo indiano.

A banda também apresenta nova roupagem com a direção artística de Elísio Lopes e tendo Letieles Leite na musical. “Estamos inovando, mas continuamos seguindo o estilo Ijexá, que é a identidade do Gandhy há muitos anos”, afirma o diretor social. Na missa comemorativa do aniversário, o padre Lázaro Muniz disse que “a experiência de celebrar com a diversidade é sempre curioso e fenomenal porque promove a reunião e a comunhão das pessoas. O Gandhy tem a tradição de vir à Igreja do Rosário dos Pretos agradecer a Deus por suas realizações. Nós nos solidarizamos e ficamos próximos”.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM