Voto aberto: Câmara decide cassação de Natan Donadon nesta terça (12)

donadonpresoO plenário da Câmara dos Deputados se reúne hoje (12) para votar a representação do PSB que pede a cassação do mandato do deputado afastado Natan Donadon (sem partido-RO). Pela primeira vez na história, deputados decidirão sobre a perda de mandato de um colega por meio do voto aberto.

A votação ocorrerá logo após a sessão ordinária, que está marcada para as 14 horas e continua trancada por cinco projetos do Poder Executivo com urgência constitucional.

Em agosto do ano passado, com o voto secreto, os deputados preservaram o mandato de Donadon, que cumpre pena no presídio da Papuda, no Distrito Federal, desde junho de 2013. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Mesmo preservando o mandato, o deputado foi afastado por decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que convocou o suplente, Amir Lando (PMDB-RO), e extinguiu os benefícios de Donadon.

A cassação do mandato de Natan Donadon depende do voto favorável de 257 deputados, ou seja, a maioria absoluta da Casa. Em agosto, o placar marcou 233 a favor da cassação, 131 contra e 41 abstenções. Se for cassado, Donadon deixará de ser deputado e Lando será efetivado no cargo.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM