Bacelar contesta números do TOPA e diz que programa fracassou na Bahia

ReproduçãoO deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN), afirmou nesta quarta-feira (05), que o programa Todos pela Alfabetização (Topa), voltado para educação de adultos é um verdadeiro fracasso na Bahia. “Os números não batem. O governo anuncia há mais de três anos que já alfabetizou 1,3 milhão de adultos e vem repetindo esses dados ano a ano. Fez isso nesta mensagem.

E dá mais um dado importante: alega que, em 2013, atingiu a marca de 130 mil adultos alfabetizados. As contas não fecham. Se ano passado alfabetizaram 130 mil e se levarmos em consideração que esta é a média anual, em sete anos de governo seriam alfabetizados 900 mil adultos e não 1,3 milhão”, analisou Bacelar.

De acordo com o parlamentar, a verdade está na realidade das salas de aula desestruturadas, com professores leigos e um alto número de evasão, que beira 90%. “Este programa é um fracasso na Bahia, infelizmente. Não ouvimos falar de continuidade do processo de educação de adultos após eles serem alfabetizados. Portanto, esquecem-se de tudo após um período ausentes das salas de aula. Além disso, o foco está errado. O governo tem que priorizar a educação infantil e o ensino fundamental e eliminar o problema da geração de novos analfabetos”, constatou Bacelar.

Para o deputado, um governo que não consegue alfabetizar as crianças nas três primeiras séries do ensino fundamental, não pode pretender eliminar o analfabetismo de adultos em apenas seis meses e sem estrutura. “Isso é impossível. É mais uma falácia deste governo. O Topa é, na verdade, um fracasso na Bahia”, lamentou Bacelar.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM