O Brasil mantém o duvidoso título de país com mais representantes no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, lançado anualmente pela ONG Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça Penal, do México.
Na lista lançada este mês e que se refere a 2013, 16 cidades são brasileiras. No ano passado, haviam sido 15. Enquanto Brasília e Curitiba saíram da lista o que não quer dizer, claro, que tenham chegado a números aceitáveis Natal, no RN, Aracaju, em Sergipe, e Campina Grande, na Paraíba, fizeram suas estreias.
O Nordeste é o destaque negativo do levantamento, com 9 representantes, sendo Maceió (AL) habitual campeã em rankings de violência a primeira em âmbito nacional e quinta em termos globais. O segundo país com mais representantes é o México, com 9. Mas a cidade com maior taxa de homicídios do mundo, segundo a ONG, é San Pedro Sula, em Honduras.
Vale ressaltar que em boa parte dos casos os números se referem às regiões metropolitanas e não aos municípios. Além disso, a pesquisa considera apenas cidades com mais de 300 mil habitantes, de forma a evitar distorções estatísticas.É preciso ver também os números com certo receio: a ONG reconhece que boa parte dos dados são projeções – já que os governos municipais ainda não haviam divulgado os números até dezembro e há várias cidades cujas informações foram tiradas de matérias jornalísticas.
Não seria surpreendente, portanto, se os números oficiais forem diferentes quando lançados. Por último, o escopo do estudo são países com altas taxas de assassinatos, o que abre espaço para supor que cidades violentas em países relativamente pacíficos possam ter passado despercebidas.
[DDET Confira as 16 cidades brasileiras que constam no ranking.]
1ª Maceió (AL) – 5ª mais violenta do mundo
2ª Fortaleza (CE) – 7ª mais violenta do mundo
3ª João Pessoa (PB) – 9ª mais violenta do mundo
4ª Natal (RN) – 12ª mais violenta do mundo
5ª Salvador (BA) – 13ª mais violenta do mundo
6ª Vitória (ES) – 14ª mais violenta do mundo
7ª São Luís (MA) – 15ª mais violenta do mundo
8ª Belém (PA) – 23ª mais violenta do mundo
9ª Campina Grande (PA) – 25ª mais violenta do mundo
10ª Goiânia (GO) – 28ª mais violenta do mundo
11ª Cuiabá (MT) – 29ª mais violenta do mundo
12ª Manaus (AM) – 31ª mais violenta do mundo
13ª Recife (PE) – 39ª mais violenta do mundo
14ª Macapá (AP) – 40ª mais violenta do mundo
15ª Belo Horizonte (MG) – 44ª mais violenta do mundo
16ª Aracaju (SE) – 46ª mais violenta do mundo
(Exame.com)[/DDET]
Deixe uma resposta