CTB-BA leva bloco dos trabalhadores para a Lavagem do Bonfim

bonfimA Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Bahia (CTB/Bahia) mantém a tradição de levar o bloco dos trabalhadores para a Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (16), em Salvador. Este ano, a central sindical decidiu marcar a concentração para a Praça Conde dos Arcos, em frente à Associação Comercial da Bahia, onde há mais espaço para reunir os sindicatos, com seus filiados, bandas e fanfarras.

“Vamos nos reunir a partir das 8h, para esquentar os tambores até o momento de seguir o cortejo das baianas. Como as faixas e balões estão proibidos, investimos nas bandeiras, estandartes e na irreverência de sempre para chamar à atenção sobre questões importantes para os trabalhadores, como o fim do fator previdenciário, a correção da tabelo do imposto de renda, a democratização da comunicação e a valorização das aposentadorias, por exemplo”, ressaltou Emanoel Souza, diretor de Comunicação da CTB Bahia.

Para animar ainda mais o bloco, a Central convocou todos os sindicatos filiados para percorrer juntos os 8km até a Colina Sagrada, onde as baianas lavam as escadarias com muita água de cheiro.

Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Todos os anos, na terceira quinta-feira de janeiro, milhares de pessoas se reúnem em uma grande cortejo de 8km, trajeto que separa a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, da Igreja do Senhor do Bonfim, na Península Itagipana.

O cortejo também é utilizado pelos movimentos sociais como espaço de manifestação e protestos. A CTB participa da festa desde o primeiro ano de fundação, levando sempre muita irreverência e animação para o festejo.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

FOLLOW @ INSTAGRAM