Prefeitura tenta enganar a população quanto às licenças necessárias para o BRT’, diz Marta

A líder da oposição na Câmara, vereadora Marta Rodrigues (PT), disse, nesta sexta-feira (18), que a prefeitura de Salvador tenta enganar a população quanto às licenças necessárias para a realização da obra do BRT e busca manipular informações.

Segundo ela, o documento emitido pelo Inema recentemente traz que a licença seria inexigível porque a intervenção realizada é de drenagem e lançamento de águas pluviais. Ocorre que o que foi contratado pelo projeto do BRT é o tamponamento e revestimento dos rios Camarajipe e Lucaia.

“Ou seja, a prefeitura ainda não conseguiu a licença do Inema para tamponar os rios, tampouco apresentou o Estudo de Impacto da Vizinhança. Aos poucos, a prefeitura vai manipulando as informações, faltando com os documentos legais, para dar seguimento à obra”, diz.

Ainda conforme a vereadora, a licença de instalação da obra está irregular porque não existe o estudo de impacto ambiental com o projeto executivo. “A licença prévia depende do projeto executivo para ser concedida porque não é possível dimensionar danos ambientais com projeto conceitual”, define Marta.

A vereadora do PT denuncia ainda, que, mesmo com o crescimento das manifestações contrárias à obra, a serra elétrica do prefeito tem derrubado dezenas de árvores na localidade.

“Mas, muito para além das árvores, precisamos intervir para que a prefeitura dialogue com a população. Trata-se de um projeto com um custo altíssimo, de R$ 820 milhões, amplamente criticado por especialistas, e um curto tempo de vida. Não só o corte de árvores e o tamponamento de rios trarão problemas, mas também a construção de elevados que irão desvalorizar imóveis”, acrescenta.

Para a líder da oposição, o dinheiro poderia ser melhor aplicado com a mobilidade urbana em bairros periféricos, que cotidiamente sofrem com a falta de infraestrutura e de transporte. “O prefeito precisa ouvir a população, não pode agir como dono da cidade”, diz.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FOLLOW @ INSTAGRAM