Salvador: presença feminina na Câmara Municipal ganha marco histórico

A participação feminina no Legislativo Municipal ganhou um marco histórico. Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Salvador inaugurou um painel com fotos de todas as vereadoras e ex-vereadoras da Casa. A inauguração da peça, que passará a integrar o acervo do Memorial, aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), no Salão Nobre.

A presença feminina na história da Câmara Municipal de Salvador começou em 1936, quando foi eleita a vereadora Laurentina Pugas. A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), disse que destacar a participação da mulher no Legislativo é uma forma de incentivar uma maior atuação política. “Em 82 anos somente 32 mulheres foram eleitas para esta Casa. Se levarmos em conta que somos a maioria da população de Salvador, vemos a sub-representação que temos no poder. Isso está relacionado com o histórico da nossa sociedade que cria meninas brincando de casinha”, disse a vereadora.

A atividade contou com a participação da ex-vereadora Geracina Aguiar, que legislou de 1989 a 1992. Ela destacou a “honra de ser homenageada pela primeira Câmara do Brasil”. “Esse dia destaca a luta de mulheres que estão escrevendo uma nova história do Brasil”, pontuou Geracina, hoje doutora em Ciências Políticas pela Universidade de Montpellier, na França.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FOLLOW @ INSTAGRAM